Acho que antes de aceitar simplesmente esse discurso afetado e radicalista de que o Brasil não tem jeito, de que a justiça não funciona e de que devemos nos armar, pensemos antes que problemas como esse são culpa de uma formação social deficiente, falta de empenho da própria sociedade no combate da corrupção dos órgãos que deveriam zelar pela nossa defesa, sim, a minha família e a sua contribuíram para essa inércia durante várias gerações e tudo que conseguimos com esse posicionamento é dar seguimento a essa idéia de que o governo não pode fazer nada por nós.
Talvez essas sejam, ainda, marcas de moldes políticos que vigoraram durante muito tempo, como o coronelismo, onde se acredita que se pode resolver tudo do seu jeito e que uma arma resolveria todos os problemas.
Creio que não vivemos nesse tipo de sociedade onde precisemos nos portar e viver como jagunços para impor respeito.
É inútil comparar dados do Brasil com países de primeiro mundo, onde a educação cumpre o seu papel e que a quantidade de armas em circulação não é um problema social. As realidades são diferentes, na Dinamarca não existe Complexo do Alemão, e pode-se considerar que os mendigos europeus mais miseráveis têm um nível de vida melhor do que a parte da nossa população de nivel mais baixo, talvez até do que certa parte da classe média.
Sinto muito, não concordo com esse discurso de vítima de um mundo cruel que vai apontar seu arsenal pra a abertura da sua toca e ficar na tocaia de bandido.
O estatuto do desarmamento pode parecer ineficiente quando se espera que ele resolva todos os problemas de violência de uma vez. Mas se damos esse passo agora, com certeza, o caminho que teremos que andar para que venham as outras medidas e reformas que o complementem será bem mais curto.
O desarmamento não fará milagres, se render a uma vida medíodre, se igualando a qualquer outro bandido, tendo a possibilidade de vir a matar a qualquer um, até mesmo a um inocente, tampouco.
Saiba fazer a diferença, atacar as causas é mais eficiente que conter as consequências.
Filipe da Matta Alonso - numa manhã de domingo, irritado ao ler um e-mail com argumentos mais que ridículos contra o desarmamento.
2 Comentários:
O desarmamento pode ser feito de outras formas sem ser proibido a venda de armas. Quem quer assaltar assalta até com uma agulha... Pra qu tirar armas de cidadão qnd quem tem que ser desarmado é o criminoso... Pense que sem armas, com o tempo, os bandidos tomaram liberdade de entrar na usa casa a hora que bem entender e o tráfico.. já muito marcante no Brasil por causa das drogas aumentará e muito. Já imaginou tb se um dia alguem resolve invadir o Brasil. Exécito nenhum dá conta de um país deste tamnho.. Lembra da guerra travada contra os índios na colonização, Em que quem ganhou tinha armas de fogo. Não é desarmando que se acaba com a violência. Primeiro evia-se aumentar melhorar o policiamento. Por que se a polícia fosse eficiente até votava sim.
segunda-feira, 17 outubro, 2005
Ei eu não entendi o q vc não entendeu ... o ultimo post ou as fotos "novas"?
aKi não li ainda seu blog nem vou ler og ja é de madrugada tenho q dormi pra acorda cedo amanhã ai eu prometo vim aki te visitar e ler td...
T amo primulo
segunda-feira, 21 novembro, 2005
Postar um comentário
<< Home